Paranerdia 46: Colecionismo

Saudações possessivas queridos ouvintes!

O assunto de hoje do Paranerdia é bastante polêmico (MAMILOS!![bb]): colecionismo! Os colecionadores são pessoas normais? Até que nível de obsessão dá pra perdoar num colecionador inveterado?

Eu e meus convidados Luciano Pires, do podcast Café Brasil e Ícaro “Sr. Seu Panda” do Pauta Livre News e do Blog Diecast Connection fizemos um apanhado geral das razões e motivações que levam as pessoas a colecionar coisas!

Saiba neste podcast:

Trilha Sonora deste Cast:

  • Os Seminovos – Luke, Eu sou seu Pai (tema oficial da leitura de e-mails)
  • Tema de Hot Wheels Battle Force 5
  • Age of Aquarius – Hair
  • Álbum Moods – Matteo Cargnelutti (disponível no Jamendo)
Links Relacionados:
Momento Merchandesign:

Comentados nos e-mails:

Participações do NerdMaster na Podosfera:

28 Responsesto “Paranerdia 46: Colecionismo”

  1. Nerdanderthal disse:

    Nada a declarar, uma vez que ainda não ouvi o cast.
    Baixando agora (21:57h) para ouvir na caminha.
    Abraço grande NerdMaster!!!!

  2. aLx disse:

    Bom dia, Nerds.

    Devo dizer que demorei muito para começar a ouvir o Café Brasil, mas acho que valeu a pena. Acho que quando nos assumimos como podlisteners passamos por uma evolução em como se deve ouvir e o que esperar de cada podcast.

    Pelo menos foi assim comigo.

    E o Café Brasil está na minha lista TOP3.

    YES! aLx WINS!!! No E-Mails AGAIN!

    Tu me condenas pela falta de e-mails, mas não fala nada sobre os comments e nem sobre clicar em tudo… joiinha, twitter, facebook, orkut, reclame aqui, procon, etc…

    Tu és um UNILATERAL!

    O som no "CURIOSINERDS" deu uma baixada no som e percebo um chiadinho no fundo.

    O som do Panda tá ruim, mas acho que é a voz dele que é zoada mesmo.

    Nunca fui de colecionar HotWheels — DieCast, mas sempre comprei pro meu filho. Outro dia achei uma VW Brasília Azul, que foi o carro em que aprendi a dirigir. Esta eu comprei pra mim! Quem sabe um dia eu acho um Chevette, um Opala e um Peugeot 206 SW para completar a minha coleção de carros que eu já tive de verdade.

    Aliás, o primeiro efeito deste cast… acabei de assinar o feed do DieCast Connection.

    Parabéns pelo cast. Foi excelente!

    Abraços.

    aLx

  3. Drugue disse:

    Aeeee! Demorou pra rolar um Paranerdia com esse tema hein! Conheci o Paranerdia por causa do Jotacast e imaginei que logo o primeiro episódio ia ser sobre coleções e olha só, 46 episódios depois olha ele ai…
    Sou suspeito para falar sobre coleções já que eu coleciono livros, CDs, DVDs e jogos(e por jogos entenda-se todos os tipos de jogos, tenho livros de RPG, jogos de tabuleiro, TCGs, baralhos dos mais variados tipos, jogos de PC e de consoles dos mais variados(alem dos próprios consoles), jogos de miniaturas, wargames, enfim se é jogo eu to comprando e colecionando). E isso é realmente complicado por que essa minha coleção ocupa MUITO espaço e leva muita grana, para minha sorte acabei conhecendo uma pessoa que compartilha essa paixão comigo e tem outra coleção bem grande (de My Little Ponys) que vem hoje em dia a ser minha noiva e é uma das maiores culpadas pelo tamanho da minha coleção estar aumentando MUITO.
    No final só mesmo o povo que é colecionador é que entende os outros colecionadores e compartilha essa paixão. E o mais bacana é encontrar outras pessoas que não só compartilhem a paixão pela coleção mas sim que compartilhem a paixão pelos mesmos itens de coleção que você é apaixonado é ai que você costuma arrumar grandes amigos e por que não grandes fontes de novos itens para a coleção.
    Esse episódio do Paranerdia ficou excelente e no final me deu ainda mais orgulho da minha humilde coleção!
    Vlw MESMO NerdMaster!

  4. Nerdanderthal disse:

    Quando o assunto é coleção, fico triste e arrependido.
    Meu falecido era colecionador de revistas da Disney – todas – Pato Donald, Mickey e Tio Patinhas.
    Aprendi a ler HQ com ele e continuei comprando essas revista.
    Me casei e logo depois ele faleceu. Quando fui me mudar para um novo ap, menor e com muita coisa pra levar acabei me desfazendo da coleção. Anunciei no jornal e logo apareceu um interessado.
    E lá se foram minhas revistas e a coleção que herdei do meu velho e querido pai (parace até papo de Bob filho e Bibo pai, né?) ehehe…
    Mas mesmo não sendo agora mais colecionador, adorei o cast, como sempre, marca registrada do meu amigo Alexandre – O Nerd Master!!

  5. Léo Bruski disse:

    Olá meus amigos Nerds!!!
    Gostei muito do programa hoje, realmente o audio melhorou muito Senhor NerdMaster, e como são gente fina o Luciano Pires e o Panda, gostei muito da participação deles mostrando seus colecionáveis.
    Sobre DVD´s eu acho muito complicado ficar mantendo a mídia, o DVD ainda vem se segurando porque ainda não viralizou o BlueRay por essas bandas, viralizar quer dizer ficar barato o suficiente para que os aparelhos e mídias ficam com um preço acessível ao povão, mas isso é outra história. A pergunta que eu faço a seguinte, você ai com seus 900 DVD´s que enche o peito pra falar, quando em algum momento você assistirá esses filmes novamente? Pare pra pensar, um filme bom a gente assiste sei lá, umas 10 vezes (não seguido é claro) mas depois deixa de canto, não entendo a necessidade de estocar todos estes filmes e agora com o serviços on-line não vejo mais ainda a necessidade de ter estes filmes fisicamente, sem falar no custo menor para distribuição e tudo mais.
    Mas quando se trata de itens que ninguem vai ter, itens personalizados é muito bacana, porque você sabe que ninguem no mundo terá algo parecido, aí sim já acho muito mais bacana. Antigamente eu havia começado uma coleção tímida de CD´s já tinha vários originais mas acabei perdendo meu porta CD´s e desde então larguei de mão e passei a adquirir minha músicas pela internet, fazer o que. Coleciono jogos de Xbox 360, tenho vários, mas passo pelo mesmo problema dos DVD´s não tenho tempo de jogar todos, uma pena realmente.
    No mais senhores, o programa ficou totalmente excelente, estão de parabens como sempre. E segue abaixo meu ps padrão que vem dando certo até agora.

    Ps: Quando precisarem de alguem para gravar, ajudar em alguma coisa, um ouvinte desocupado que adora podcast, pode me chamar, estou disponível. Meu Skype: leobruski
    Aquele abraço.

  6. Dazan Tiga disse:

    Nerd, não consigo baixar a versão zip.

  7. Kamui disse:

    Muito bom o programa. Tema interessante e bem abordado.

    Quando a coleções de informação (Livros, Dvds e afins) tenho uma certa ressalva. Não creio que a maioria das pessoas sejam colecionadores e sim que estão acumulando objetos. Explico, tenho um "pequeno" acervo de DVDs também beirando os mil títulos e isso aconteceu mais por gostar muito de filmes e a cada passada por gondolas de lojas sair com 10 ou mais DVDs de baixo custo que me entretinham durante a semana, do que por um desejo de colecionar algo.

    Tenho sim nesse acervo os meus itens de colecionador, versões especiais de Se7en, Senhor dos Anéis, Poderoso Chefão e afins. Mas não as tenho por colecionar DVDs e sim por gostar muito desses filmes em particular. Visto que não tenho a menor intenção de ir atrás de edições especiais dos demais filmes.

    Claro que existem colecionadores de DVDs, que vão atrás de tudo que sai de determinado filme/ator/etc. mas acho que são poucos. Tanto que com a passagem do físico para o digital a maioria das pessoas não vai sentir diferença alguma. Não conheço ninguém que reclamou de trocar sua estante de CDs por um Ipod. Já os colecionadores irão atrás das edições especiais, e assim a graça da coleção vai ser ter os itens (Ovo do Aliens, o Um Anel, o Green Card do Tony Montana e afins) e não a informação que está na mídia.

    Abraços e até o próximo programa.

  8. maickcosta disse:

    Totalmente excelente o cast, Nerdmaster. Panda e Luciano Pires. Convidados de alto nível. A definição do Luciano para a necessidade de colecionar foi perfeita: ter em mãos aquilo que lhe agrada. Sensacional! Parabéns para todos os envolvidos!

  9. NerdMaster disse:

    Obrigado Maick

  10. Salve, paranerdaiada.

    Antes tarde que mais tarde, eis-me aqui. Gostei do programa, parabéns.

    Abração.

  11. actionnerds disse:

    Muito bom o programa Nerd Master!!
    Para chegar perto de um colecionador, eu preciso de muito mais HQs, livros, filmes, etc.

    Tenho algumas moedas de outros países como 'coleção'. Assim como uma edição em inglês de Superman em Kripton e as figuras de ação do MC Donald's.. hahahahahah

  12. Carlos disse:

    muito bom cast, abraço

Leave a Reply