Paranerdia 49: Animes dos Anos 80

Saudações nipônicas queridos ouvintes!

Para começar o ano de 2012 de uma forma bem animada, que tal falarmos sobre ANIMES dos Anos 80?

E para tal assunto tão divertido eu trouxe dois experts em cultura japonesa: Mozenjaa e Fire do podcast Senpuu.

Saiba neste cast:

  • Qual é o episódio de desenho mais traumático da história da TV?
  • Quem é o 1º personagem TARADO da TV brasileira?
  • Macross[bb] é a mesma coisa que Robotech[bb]?
  • Quem retirou a nave Yamato[bb] do fundo do mar?

Use seus super poderes de samurai e vá até o player para ouvir mais esse excelente episódio do Paranerdia!

Trilha Sonora deste Cast:

Links relacionados:
Momento Merchandesign:

Comentados nos e-mails:

  • Farrazine
  • Página Inacabada (ainda não disponível)

Comentados no Cast:

Vida Longa e Próspera

Play
  Arquivo compactado(ZIP): Download

 

72 Responsesto “Paranerdia 49: Animes dos Anos 80”

  1. rafael taira disse:

    opa sou o primeiro. gostei muito da participação do mozart e do fire. espero q apareçam mais vezes.
    esse do dartagnan e nem sabia q era anime.ma até ja conhecia algumas coisas desse da yamato.
    zillion só conhecia a pistola. E o don dracula só conhecia alguns dos personagens e não a história.pq alguns amigos meus mais velhos me falavam do anime.

    com certeza esse desenho do dartagnan deve ser bem melhor q esse filme dos mosqueteiros q saiu recentemente em 2012.

  2. actionnerds disse:

    Saudações Alê!
    Só passando para deixar claro que ouvirei em LOOPING este programa!

  3. Drugue disse:

    Aee! Esse é sem sombra de duvidas um dos Paranerdias que eu menos tenho o que comentar…rs
    Nasci em 89 então curti bem pouco os animes da década de 80, me lembro de Macross(mais pelos jogos e por um anime clube que frequentei a MUITO tempo) e Zillion (também pelos jogos). Mas curti muito o papo, ri pakas e já vi que o próximo(década de 90) vai ser O podcast.
    Vlw povo!

  4. Pô, tema legal mas… deixa eu recapitular: Don Drácula, Dartagnan, Yamato, Zillion e Macross/Robotech…

    Só isso? PÔÔÔ, teve MUUUITO mais nos anos 80. Só para citar alguns: Pirata do Espaço, Gênio Maluco, Candy Candy (como mencionado), Honey Honey (idem) e a clássica Angel a Menina das Flores, em sua eterna busca da Flor de Sete Cores. Esse último passava DIREEETO no SBT. E confesso: não perdia um episódio, apesar de não lembrar de mais nada do desenho. Só o fato dela trocar de roupa e ganhar poderes (acho eu), com a ajuda de um broche mágico. Ahh, sim, e tinha um cara que distribuia sementes para os amigos que ela fazia, no final de todo episódio (era o galãzinho da história)

    Mas, mas… Dartagnan era anime? Eu sei que houve um ANIME mesmo dos três mosqueteiros (como pode ser visto aqui:), mas nem imaginava que o Dartacão era anime

  5. Tenho que complementar que fora fatos isolados não lembro de nada da história desses animes todos. Só uma coisa que lembro mais é do Macross, quando eles acionam o sistema de hiperpropulsão da nave durante a invasão alienígena para ir só até a Lua, para ganhar uma posição tática, mas ao invés disso vão parar na órbita de Plutão, levando a ilha onde ela se encontrava junto. Lembro que eles passam a série toda simplesmente tentando voltar para a terra, numa viagem que levaria ANOS para ser concluída, uma vez que o sistema de hiperpropulsão não funcionava mais.

  6. aLx disse:

    Fábio Tartaruga! Fábio Tartaruga… anotei bem o seu nome, rapaz! O sapo já está pronto e a linha de fio de ouro na agulha!

    Depois não reclama se a sua sorte mudar e a sua vida se arrastar a passos lentos… bem lentos!

    Deixando a besteirada de lado, vamos falar sobre a sua resposta ao que eu disse no último comentário.

    Continuo achando que quem envia E-mail está a fim de um canal exclusivo com o podcaster. Se você tivesse tido a coragem comentado via COMMENT, eu teria respondido na hora para você.

    Teríamos uma conversa de duas pessoas que pensam de formas diferente. Isso geraria uma discussão onde você e eu sairíamos com nossas opiniões reforçadas, alteradas, etc.

    Como diz Luciano Pires, prefiro conversar com quem discorda de mim, assim aprendo mais. (Algo do tipo…)

    O e-mail elimina tudo isso. E é por isso que eu não gosto de e-mails em podcasts.

    Acho que a podosfera precisa de discussões mais consistentes. Isso acontece aqui, no Paranerdia, no PirataCast as discussões são boas, Negação Lógica e no Na Calçada também participei de boas conversas.

    Andei pensando que a qualidade do comentário é inversamente proporcional à quantidade de comentários que um podcast têm, ou seja, como sempre, quantidade e qualidade não andam juntos.

    Por base, podemos falar de MRG, NerdCast e outros Podcasts de "Sucesso" que no primeiro dia de lançamento do episódio já contam com mais de 400 comments.

    Isso gera dois problemas:
    1º. Você, na maior paciência do mundo, dá uma olhada nos 50 primeiros. E é só bosta! FIRST, PRIMEIRO, BAIXANDO, COMEÇANDO A OUVIR… aí desiste e vai pros últimos. Aí lê: Muito bom! Demais! SHOW!

    2º. Os poucos comments de qualidade, ficam perdidos no meio destes 400 comments de bosta! Mas estão lá, perdidos. E você acaba nem vendo!

    Por isso que procuro sempre gerar uma boa conversa de uma assunto qualquer. Sempre dá pra pensar um pouco mais sobre o que ouvimos do Podcast. E podemos transformar isso em uma discussão.

    Ou, como você, enviar SÓ pro Podcaster.

    Entendeu meu ponto? Ou quer que te envie por e-mail? ;]

    ——

    Falaram rapidamente em Comandos em Ação. Eu tive muitos bonecos. Não era daquelas coleções de moleque rico, pq nunca fui rico, mas consegui uns 30 bonecos e alguns dos veículos. O meu orgulho era o Caça Bombardeiro e o Helicoptero Apache.

    Outro que gostava muito era o Caminhão Anfíbio.

    Da mesma forma, tive muitos Transformers. Até hoje não consigo entender porque o BumbleBee deixou de ser um fusquinha amarelo!

    Eu tinha ele, porra!!!

    kkkkkkkk

    Ah, comprei dois DVDs dos Transformers. Ainda não tive tempo de assistir, mas sei que o Alezinho já se adiantou e viu alguns episódios. Pelo que minha esposa falou, ele gostou bastante.

    Acho que a regra dos 15 anos do Jovem Nerd devia ser ajustada.
    "Nada do que assistimos antes dos 15 anos será bom se assistirmos novamente."

    Adicionaria
    "No entando, para crianças pode funcionar!"

    Abraços.
    Até a próxima.

    aLx

  7. Kio (Caio Cesar) disse:

    Hummmm… salve, paranerdaiada.

    NerdMaster, dá uma licencinha que vou trocar dois dedos de prosa com o aLx, o programa tá no player aguardando um tempinho livre e volto depois para comentá-lo (ainda que não goste de animes, os anos 80 me atraem).

    Então, caríssimo aLx que tantos comentários bacanas vem fazendo, não sei qual o teor do embróglio com o Tartaruga, mas tem uma coisa me incomodando na sua opinião com relação aos comentários.
    Pessoalmente, acho todo comentário válido seja qual for o seu teor. É claro que há os mais elaborados, com conteúdo que acrescenta ao tema do programa; assim como têm os absurdos, com erros de português, concordância, raciocínio e tudo mais. Porém, reforçando, todos têm seu valor. No mínimo, é uma forma de se fazer presente, carimbar um "eu ouvi" para prestigiar o podcaster.
    Isto posto, o que me incomoda é ler de alguém tão esclarecido como você, frases como "…apenas meia dúzia (de comentários) prestar." e "E é só bosta! FIRST, PRIMEIRO, BAIXANDO…" em postagens no Baú Pirata e aqui (acima), respectivamente.
    Neste ponto nossas opiniões conflitam fortemente.
    Antes de mais nada, deve-se levar em conta que há uma pessoa por trás do comentário e que, bem ou mal, quer participar de alguma maneira. Desqualificar essa participação sem conhecer a pessoa por trás da mesma é, no mínimo, deselegante (assim diria a Sandrinha).
    Enfim, entendo seu ponto de vista, mas fiquei tentado a deixar o meu também.
    .
    Coisas de internet. ;-D

    Abração.

    • NerdMaster disse:

      Pode passar Kio. Eu não vou me meter nessa conversa, hehehehehe

    • aLx disse:

      Concordo contigo, Kio.

      Não é segredo a admiração que tenho por você, e esclareço: é notório que este tipo de comentário (os que desafortunadamente chamei de 'bosta') não acrescenta nada — ou quase nada.

      Talvez desse tê-los chamado de "comentários de baixo teor acrescentativo" mas aí já não seria EU falando. Quando nos conhecermos melhor, vai perceber que acabo sendo mais visceral do que desejo nos meus comentários.

      Ainda tenho muito a aprender em matéria de VIRTUAL-RELASHIONSHIP e talvez deva conter a minha pesada mão ao digitar. Acredito que estou perseguindo a utópica situação onde todos os ouvintes acrescentariam algo ao escreverem seus comentários. O que, pelo simples fato de ser UTÓPICO, já se torna impossível. PENA!

      Fato: Melhor um comentário fraco do que comentário nenhum.
      Aprendi que o comentário é um sincero OBRIGADO os podcasters que dedicam tanto de seus tempos para nos proporcionar entretenimento.

      Assim, da mesma forma que nosso querido VilãoMaster procura nos oferecer um podcast de qualidade, não seria justo que oferecêssemos a ele — de volta — um comentário também de qualidade?

      Não acha que o VilãoMaster — e seu assecla CapangaKid — merecem mais do que um simples "baixando"?

      Custa tão pouco o ouvinte perder dois ou três minutos para escrever:
      "Obrigado, NerdMaster, por este episódio.
      Me trouxe lembranças de desenhos que assisti qdo era criança!"

      É um comentário simples mas bastante decente.

      De qualquer forma, muito obrigado pelo seu tok. Vou me vigiar mais ao proferir meus posicionamentos.

      Abraços.

      aLx

      • Kio (Caio Cesar) disse:

        Tenho certeza que nossos caríssimos podcasters merecem, aLx. Porém, sabemos que esse não é mundo perfeito. Ainda mais em um universo em que uma pequena porcentagem, comparando downloads x comentários, se propõe a algum pronunciamento.
        Creio que se fosse levar em conta o merecimento, estaríamos pagando pelos podcasts.
        .
        Sei como é ter um tom mais inflamado nas discussões, até por isso achei melhor deixar essa impressão sobre o seu comentário. Falo com conhecimento de causa. ;-)
        A tendência de quem tem a "mão pesada" é ter os argumentos ofuscados, uma vez que é muito mais difícil convencer (ou fazer-se entender por) alguém que fique "na defesa", achando que está sendo ofendido.
        Gostei do termo "virtual-relationship", acho que é bem por aí. É possível dosar os comentários sem comprometer o raciocínio e, principalmente, sua personalidade.
        .
        Hummm… não, pode até parecer, mas não é uma campanha pelo politicamente correto. Se você falasse algo como "comentários de baixo teor acrescentativo", iria achar que você tá de sacanagem. =D
        .
        Costumo dizer que guardo minhas melhores "armas" para uma grande guerra, para as pequenas batalhas do dia a dia, ofereço meus sorrisos… ou meu silêncio.
        Facilita sobremaneira o convívio virtual.
        .
        A admiração é recíproca, meu caro.
        .
        Abração. =D

  8. Saudações, ó sábio e benevolente NerdMaster!!! ㋡

    Já aprecio a tempos os incríveis e divertidos Podcasts do PARANERDIA.

    Mas devo confessar minha natureza relapsa, pois muitas vezes deixo de postar o devido "feedback" e os merecidos agradecimentos a quem tanto se esforça para levar cultura e bom humor ao tedioso cotidiano em que muitos de nós, Nerds & Otakus, vivemos…

    Farei o possível para corrigir este grave defeito, tendo uma postura mais positiva e pró-ativa. E espero servir de exemplo para inspirar outros Nerds a superarem a endêmica letargia física e mental que parece se espalhar cada vez mais entre os habitantes das cinzentas megalópoles.

    Sobre o Paranerdia #049, devo dizer que fiquei muito admirado e emocionado!

    Você e os convidados especiais do sensacional SENPUUCAST (a quem também devo agradecer!) discutiram com muita paixão e propriedade sobre clássicos e belos animes que marcaram demais minha infância nos saudosos anos 80's.

    Muito obrigado a todos que colaboraram na produção deste programa que me fez navegar pelos mares da nostalgia de tempos passados!!! ^.^

    Áh, e se você ainda desejar assistir ao grandioso filme live-action de 2010 do "Encouraçado Espacial Yamato", aqui vai um link direto com legendas em português: http://www.megaupload.com/?d=3GKEDI57

  9. Maick Costa disse:

    Aê Nerdmaster e Gabriel (ou paquiderme ou capanga ou sidekick?) ,

    Cast pai d'égua (acho que foi no 47 que tu achastes que eu era do sul, então to revertendo o quadro à meu favor. Paraense legítimo =] ). Como sou de 86 (vocês são velho, hein? :p) acabei não acompanhando os animes dos anos 80, mas isso não significa que não me diverti com o bom bate papo do cast. Parabéns à todos os envolvidos.

    Vou ficar aguardando o cast com os animes de 90. Esses sim eu acompanhei com fervor. (CARACA, FLY… \o/)

    Abraços e vida longa e próspera,

  10. OMochileiro42 disse:

    Olá Alexandre NerdMaster, Gabriel, e a galera do Senpuu Mozenjaa e Fire , tudo bem ? Espero que sim.
    Muito bom o Paranerdia 49, me diverti muito e fiquei emocionado ao lembrar da minha infância, com animes como o Dartanhan, Dom Dracúla e Patrula Estelar ! Muito bom mesmo!

    Parabéns a todos, o Paranerdia está cada vez melhor!
    Abraços a todos !

  11. Maick Costa disse:

    Verdade, aLx

    Eu sempre aprendo muito com os casts que escuto. É uma troca de experiência entre as pessoas: entre o host, os entrevistados e os ouvintes (por meio de comentários e e-mails ampliando a discussão). Eu sempre vou atrás de mais informações sobre algo que não conheço, seja pelos links do podcast ou por busca própria como você fez.

    Abs,

  12. NerdMaster disse:

    Você achou Madoka Mágica uma bosta?? Vixi…

  13. Luiz Fire disse:

    Oi, gente! Aqui é o Fire do Senpuu e obrigado por todos os comentários e sugestoes. Obrigado ao dono dessa espaçovane que é o Paranerdia, nosso amigo Nerdmaster!

    Adoramos ter participado e vai ter troco! Aguardem =)

  14. actionnerds disse:

    ÓÓÓÓÓÓÓÓTIMO CAST!
    Escrevi tudo no e-mail! /o/

  15. @diegomiyabisama disse:

    Ehhhh muito bom o cast.
    Mas como nasci no final dos anos 80, posso dizer que vivenciei os anos 90 em diante. Ou seja aguardando uma parte 2 que engloba anos 90 :)
    Abs

    • NerdMaster disse:

      A "parte 2" ainda será de outros animes da década de 80.
      Mas haverá sim, um Animes dos anos 90!!

      FLY!! FLY!! FLY!!! Quer a paz que o inimigo destrói!!!

  16. Samuel Varela disse:

    Conheço quase todos os animes citados, mas só assisti a poucos episódios de apenas alguns deles… depois vou procurar ver mais…

  17. Magico disse:

    Salve Nerdmaster.

    Muito legal este programa e aproveito para dar meus parabéns ao Mozenjaa e ao Fire pela excelente participação.

    Claro que não daria para falar de todos os animes excelentes desta época. Sou de 74 e sei muito bem disto. Espero realmente que esta seja a primeira de muitas visitas aos anos 80, e aos 70 também, porque não?

    Só tenho uma critica: Porque diabos na musica que abre o cast, você rolou o tema de Dragon Ball GT em um programa cujo tema era os anos 80? Ficou meio fora de foco, embora as versões do Gaijin Sentai sejam sempre muito legais. Teria sugerido o tema de Groizer X – ou Pirata do Espaço, mas não a versão cantada, ou o tema de Yamato mesmo.

    Curti todos os animes citados, até porque me lembro de todos eles, em especial Dartagnan e os Três Mosqueteiros, um que guardo com carinho na lembrança e um excelente exemplo de como os animes daquela época sabiam como mesclar humor e drama, com dosagens bem atípicas para um anime dito "para crianças". O outro é Yamato, mas sobre ele prefiro comentar mais tarde.

    Mandei o restante no e-mail.

    Até.

    • NerdMaster disse:

      A musica que abre o cast é a do Dragon ball GT porque eu ganhei esse CD promocional numa promo do Senpuu e prometi ao Mozeenja e ao Fire usar as músicas do Gaijin Sentai desse CD no cast!

  18. aLx disse:

    YESSSSSSSSSSSSSSS!

    We have a new record in this house!!!

    COMMENTS RULE!

    STOP E-MAILS! SEND COMMENTS!!!!

    COMMENTMAN

  19. Sentai disse:

    Nos anos 90 vcs vao fala de pokemon e digimon ?

    e robotack n era um toku ?

  20. flavio gomes disse:

    eu adorei esse pocast, mas quando chegar aos anos noventa, lembre-se de que os animes dos anos noventa não começaram com cavaleiros do zodiaco, mas com a chegada de dorraemon e voltes 5

  21. Magico disse:

    Nerdmaster, sabe o que voce poderia fazer? Um cast comentando sobre as animações da DIC Entertainment. O Jean Chalopin deveria ser canonizado.

    E outro falando nas animações que só sairam em VHS, Baldios, Voltron, Dolbuck…

    Até.

  22. Sentai and pokemons disse:

    Nos anos 90 vcs vao fala de pokemon e digimon ?

  23. Everton disse:

    pow só isso?? pow anos 80 ainda tem um monte como Groiser X (pirata do espaço), Voltes V, Seijushi Bismarck (saber rider), Tokusou Kihei Dorvack (comando dolbuck)
    mas gostei ainda assim, foi bem divertido

  24. [...] comentados no Episódio:   Paranerdia 49: Animes dos Anos 80   Paranerdia 48: Entrevista com Ricardo Juarez   Paranerdia 26: Entrevista com Sílvio Navas [...]

  25. Muito legal este espaço, porque não conheci antes. Me lembro de quando voltava correndo da escola para assistir aos episódios do Cavaleiros do Zodíaco, nusss era um verdadeiro viciado na jornada do Seya e cia. Valeu por me relembrar isso.

Leave a Reply