As Bizarrices da Disney por Rafael Portillo

Conforme prometido no Parolando 67, eis o mega email do Rafael Portillo sobre as Bizarrices da Disney:

“Saudações e elogios redundantes.

Estou enviando este email com dois objetivos: primeiro, para elogiar o primoroso trabalho do Nerdmaster em produzir este singular podcast. Segundo, venho acrescentar e corrigir algumas informações do Paranerdia 67. Para tal, tentarei ser direto, pois a lista é longa:

1 – A idéia por trás dos personagens antropomorfizados da Disney – Mickey, Donald, Pateta, etc – é que na verdade eles são seres humanos caricaturados como animais, e não animais que se comportam como seres humanos. Isso explica, por exemplo, o costume do Donald de usar toalha e o porque o Pateta fala e o Pluto não. O Pluto, no caso, é realmente um animal , e se comporta como tal. Outros exemplo que não foram citados no episódio, mas que tambem são curiosos, são o fato do Mickey caçar patos, mesmo sendo amigo do Donald, e do Horácio andar de cavalo, mesmo ele sendo um cavalo. Vale lembrar que esta não é uma exclusividade da Disney, pois, fábulas de Antes de Cristo já se utilizavam dessa idéia.

2 – Em relação aos sobrinhos do Donald, vale lembrar que eles foram morar com o Donald após mandarem o pai para o hospital depois de uma brincadeira de mau gosto. Posteriormente, os meninos só se acalmaram mais porque Donald os inscreveu nos Escoteiros Mirins, onde aprederam a ter disciplina. Mas, o verdadeiros motivos para que personagens tenham sobrinhos, e não filhos é um sobrinho permite que o personagem tio continue solteiro, mas tendo crianças com quem possa interagir e servir de argumento. Além disso, caso o sobrinho não agrade, é mais fácil faze-lo sumir do que a um filho. Vale lembrar que a ausência de pais é um conceito literário muito utilizado em obras voltadas para o público infanto-juvenil, pois, permite que as crianças se aventurem sem o controle dos pais – afinal, que pais deixariam os filhos sairem pelo mundo para enfrentar aventuras?

3 – Para matar a dúvida, os herdeiros da fortuna do Tio Patinhas são o Huguinho, Zezinho e Luisinho. Ele decidiu que eles tem o mesmo espirito de aventureiro que ele, apenas precisando ter melhor noção dos negócios. Os outros dois possíveis herdeiros, mas que foram descartados, foram o Donald e o Gastão. Vale lembrar que o nome Patinhas vem de uma giria para meia pataca, que era uma moeda que valia 320 réis, moeda do Brasil Império.

4 – Ao contrário do que disseram no episódio, Clarabela e Clara de Ovos continuam sendo usadas nos desenhos mais novos, Mickey Mouse Works, House of Mouse e na Casa do Mickey. Inclusive, foi dado à Clarabela a personalidade de estilista e fofoqueira da turma, sendo a melhor amiga da Minnie. E, apesar de alguns desenhos mostrarem Clarabela como interesse romantico do Pateta, ela é a namorada do Horácio, enquanto a Clara do Ovos é namorada do Gastão. E, oficialmente, Clarabela não é mãe do Max.

5 – Oficialmente, a Disney reconhece que existiu a imagem da mulher com os seios de fora em Bernardo & Bianca, e que ela fora colocada durante a pós-produção por um ex-funcionário da Disney. Vale o detalhe de que o filme possuia três versões masters, mas apenas uma delas tinha a tal imagem. Infelizmente, a master modificada foi utilizada nas fitas anteriores à 1992, mas o publico só veio a descobrir tal imagem em 1998. Todas as versões de Bernardo & Bianca feitas apartir de 92, utilizam-se da segunda master criada.

6 – Der Fuehrer’s Face é considerada uma das 50 melhores animações de todos os tempos. Curiosamente, uma dessas animações tem o curioso nome de Bambi Meets Godzilla.

Por fim, apesar de não ter comentado outros pontos mencionados no episódio – pois quis evitar redundâncias -, senti falta de terem comentado dezenas de outras bizarrices da Disney, o que me faz pensar que este assunto poderia ter uma parte 2 ou 3, quem sabe? Enfim, elogio mais uma vez este episódio, o podcast e seu podcaster. Vida longa e próspera.”

Nem preciso dizer que o Rafael vai participar da parte 2 das bizarrices, né?

E segundo ele próprio, o texto tinha originalmente 18 ITENS!!

Vida Longa e Próspera

Leave a Reply

'