T.I. – Gravar etapas para reproduzir um problema

Olá pessoal!!

Conforme havia prometido para o Tio NerdMaster, vou começar uma coluninha semanal C:\Users\Paranerdia>temos_informacao.exe (prometo que vou me esforçar!) com programinhas e alguns tutoriais de ajuda nessa maldita bendita área.

Mesmo sendo um grande fã e adepto do Linux, estou fazendo (mais um) curso para certificação Microsoft MCITP-EA. Com o fluxo de informação muito grande e a quantidade absurda de cliques, eu precisava de um programa que desse o famoso print screen, e que uma vez ou outra deixasse eu colocar um textinho aqui ou ali, foi quando o professor apresentou o Gravar etapas para reproduzir um problema.

Esta ferramenta é nativa do Windows 7 e Windows 2008 Server.

O nome é meio grande, mas é simples de abri-lo, vamos lá!

Iniciar > Na caixa Pesquisar programas e arquivos digite gravar etapas, irá aparecer na lista o nosso programinha Gravar etapas para reproduzir um problema conforme mostra a imagem abaixo:

O programa irá abrir e vamos configurá-lo:

Clique na seta apontando para baixo, ao lado do ponto de interrogação, depois em Configurações….

Vamos primeiro escolher onde ficará salvo o arquivo que será gerado.

Clique no botão Procurar….

Agora basta escolher o nome do arquivo e clicar em Salvar

Feito isso vamos para a parte que me incomoda um pouco. Lembra que mencionei a quantidade de clique que faço no curso? Pois bem, esse programa permite que você grave no máximo as PRIMEIRAS 100 (CEM) TELAS, comandos em textos são armazenados sem limitações. Aí você me pergunta “P4Q meu querido, SÃO 100 TELAS! É coisa pra caramba, como você pode se incomodar com isso?”, e lhe direi o seguinte: Para o meu uso 100 telas ainda é pouco. CADA CLIQUE É GRAVADO COMO TELA, TODO CLIQUE É SALVO COM UM PRINT SCREEN NO ARQUIVO FINAL. SE VC CLICA E ARRASTA, É SALVA UMA TELA NO PRIMEIRO PONTO QUE FOI DADO O CLIQUE, E SALVA OUTRA TELA ONDE VOCÊ  SOLTAR O BOTÃO!

Em Número de capturas de tela recentes para armazenar o padrão é 25, geralmente eu coloco logo para 100. Colocado o valor desejado, clique em OK.

Em seguida clique em Iniciar Gravação

Neste ponto eu aviso, SAIBA ONDE VAI CLICAR ANTES DE GRAVAR.

Pausar a gravação ajuda, pois por motivos óbvios não é gravado nada enquanto está pausado.

Para voltar a gravar basta clicar em Continuar Gravação

Você também pode adicioar um comentário em algum ponto específico da tela. Clique no botão Adicionar Comentário, toda a tela ficará esbranquiçada e o mouse ficará com um formato de cruz. Clique e arraste em volta do que deseja destacar, e na caixa, que geralmente fica no canto inferior esquerdo, com o título Realçar Problema e Comentário digite um comentário e clique em OK. A tela será salva como a imagem abaixo

Para finalizar após ter feito todas telas e comentários que deseja, clique em Parar Gravação

Abra a pasta onde salvou o arquivo e lá estará um arquivo .ZIP com o nome escolhido. Abra o arquivo.

Dentro dele terá um arquivo .MHT que é aberto com o Internet Explorer ECA, mas você pode abrir com qualquer navegador como mostra a imgem abaixo

Fiz um exemplo sem vergonha aki nesse link.

Espero que tenham gostado, semana que vem tem mais uma dica!

ALL HAIL THE NERDS!!

 

5 Responsesto “T.I. – Gravar etapas para reproduzir um problema”

  1. Drugue disse:

    Ótima dica pra quem precisa guardar tutoriais e uma dica ainda melhor para aqueles que assim como eu tem que prestar suporte para usuários todo santo dia, muitas vezes um tutorial desse funciona bem melhor do que horas no telefone tentando ensinar a pessoa a acessar o site e fazer download de tal programa ou ainda a instalar o bendito programa (ainda mais se for o Lotus Notes).
    Vou acompanhar a coluna com toda certeza!

  2. neymo disse:

    Mas essa é uma dica que vale ouro, com certeza vou o acompanhar por uns tempos, me diga só uma coisa isso funciona em outros browsers?

Leave a Reply

'